Ano novo, vida nova? Como refletir sobre ciclos pode trazer sentido e clareza

 


O ano novo sempre me traz muitas reflexões.

Primeiro, agradeço por existir este ritual de finalizar ciclos. Você já imaginou se não existisse o encerramento de um ano no calendário?

Fechar ciclos é muito importante, pois nos traz uma pequena pausa que nos remete a refletir se tudo o que temos feito até então está correto. Estamos indo na direção em que queremos e acreditamos? Estamos com as pessoas certas? Nossos relacionamentos nos trazem boas energias e alegrias? Nosso trabalho faz sentido?

É claro que é fundamental parar para refletir. Em meio a tantos fogos, correrias e gastos de final de ano, é importante procurar o silêncio para reorganizar as ideias e os pensamentos.

Em meio ao barulho, não há perguntas — e muito menos respostas.

Sempre ouvi um ditado que diz que, se entrarmos em um táxi, mas não dermos a orientação de onde queremos chegar ao motorista, ou o carro ficará parado, ou ele ficará andando aleatoriamente, sem chegar a lugar algum.

Assim também funciona com a nossa vida. É fundamental sabermos onde queremos chegar, quais são as nossas metas, quais foram os nossos erros, o que nos traz alegria e o que nos traz tristeza. Fazendo esse “balanço”, somos capazes de traçar planos genéricos e, depois, planos práticos para que possamos alcançar aquilo que desejamos.

Para mim, isso é algo natural. Há mais de 20 anos eu traço metas, reflito e penso em como atingir aquilo que tanto desejo. Também penso no que me entristece, no que me traz uma sensação de autodepreciação, e tento eliminar tudo o que me faz mal — sejam ambientes, pessoas ou até mesmo redes sociais que minam meu tempo e energia.

Hoje eu entendo a força e a importância de deixarmos bem claro para o Universo quem somos e o que buscamos. A entrega é algo muito bonito e impressionante.

Geralmente, após um ano, eu checo a minha lista de desejos, e quase tudo o que planejei eu alcanço. Faça o teste.

Desejo a você muitos momentos de introspecção e reflexões poderosas, que te tragam luz para solucionar seus problemas e energia para conquistar aquilo que aquece o seu coração.

Busque sentido na vida. Lembre-se de quando você foi feliz de verdade, independentemente de outras pessoas ou de bens materiais. Nesse momento, você compreenderá a sua essência, e ficará mais fácil buscar o que te faz feliz.

Feliz ciclo novo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vocação profissional: incertezas eternas

Ninguém muda ninguém: a escolha diária